Inadimplência empresarial supera 9,1 milhões de CNPJs; micro e pequenas empresas são maioria

Inadimplência empresarial supera 9,1 milhões de CNPJs; micro e pequenas empresas são maioria

A inadimplência empresarial no Brasil atingiu o maior patamar da série histórica em junho, superando nove milhões e cem mil CNPJs negativados, num volume total de dívidas que beira 233 bilhões de reais.

Em média, cada empresa inadimplente acumulou, ao fim do primeiro semestre deste ano, 7,3 contas em atraso, com dívida média de 25 mil, 508 reais e 96 centavos por CNPJ.

Os dados, que são da Serasa Experian, mostram também que a maioria das empresas devedoras é de micro e pequeno porte; juntas, elas somam 8 milhões e 600 mil CNPJs negativados.

Isso se deve principalmente a um cenário econômico marcado por juros elevados, crédito mais restrito no mercado e desaceleração do ritmo de receita dos negócios.

O levantamento revela, ainda, que a maior parte dos compromissos financeiros em atraso está concentrada no setor de serviços e no comércio, afetando negócios que recorrem a empréstimos e cartões para custear a própria operação e o capital de giro.

Com a região Sudeste liderando o total de empresas com contas vencidas, especialistas em economia destacam que a reorganização do fluxo de caixa e o controle rigoroso dos custos tornam-se estratégias essenciais para que os pequenos empresários consigam preservar a sustentabilidade das atividades no segundo semestre.

 

Fonte: Agência Rádio2