33ª Feira da Louça reúne cerca de 192 mil visitantes em Campo Largo

33ª Feira da Louça reúne cerca de 192 mil visitantes em Campo Largo

A 33ª Feira da Louça encerrou a programação neste domingo (13) com aproximadamente 192 mil visitantes em Campo Largo. O público foi registrado ao longo dos dias do evento, que reuniu comércio, gastronomia, cultura e atrações voltadas para adultos e crianças.

Realizada pelo Sindilouça-PR, a feira manteve o movimento próximo ao registrado na edição anterior, mesmo diante das condições climáticas adversas durante o evento, com chuvas fortes, temporais e alertas da Defesa Civil.

Além da comercialização de produtos diretamente pelas indústrias e empresas participantes, a programação contou com oficinas, atrações gastronômicas e atividades voltadas à história da produção de louças no município.

Feira da Louça Gourmet teve aulas-show

A Feira da Louça Gourmet esteve entre os destaques da programação. As aulas-show realizadas na Arena Gastronômica Senac reuniram centenas de visitantes e registraram espaços lotados durante as apresentações dos chefs convidados.

A programação combinou gastronomia, conhecimento e entretenimento e movimentou o setor gastronômico durante os dias do evento.

Mini Museu resgatou história da louça

Uma das novidades desta edição foi o Mini Museu da Louça, criado para apresentar ao público parte da história da indústria cerâmica e da produção de porcelana em Campo Largo.

A exposição reuniu peças históricas, documentos, fotografias, amostras de fábricas e objetos relacionados à trajetória da atividade no município. Entre os itens estavam exemplares produzidos nas décadas de 1950, 1960 e 1970, além de peças da Cerâmica Guarani e louças produzidas para exportação aos Estados Unidos.

Também foram expostos objetos decorados manualmente com ouro e cobalto, xícaras, pratos, jogos de chá, projetos de decoração e decalques utilizados pelas fábricas durante as décadas anteriores.

Outro conjunto apresentado no espaço foi formado por amostras utilizadas por vendedores das indústrias em décadas passadas. Antes da popularização dos catálogos e da fotografia comercial, representantes levavam malas com peças reais para apresentar modelos aos clientes.

Parte do acervo foi cedida pelo historiador Renato Hundsdorfer e pelo Museu Histórico de Campo Largo. A exposição também contou com materiais apresentados nos espaços da Secretaria de Turismo do Paraná e da Prefeitura de Campo Largo.

Capital Nacional da Louça

A exposição também destacou o processo que levou Campo Largo ao reconhecimento oficial como Capital Nacional da Louça.

O título foi estabelecido pela Lei Federal nº 15.453/2026, após uma mobilização que envolveu representantes do setor e que teve entre seus participantes o presidente do Sindilouça-PR, Fabio Germano.

O Mini Museu apresentou documentos e registros relacionados à trajetória da indústria local, desde as primeiras fábricas instaladas no município até a conquista do reconhecimento nacional.

A exposição também prestou homenagem a pessoas ligadas à história do setor, entre elas o empresário José Canisso, in memoriam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *