Campo Largo adere à campanha nacional e reforça a importância de atualizar a carteira de vacinação
Campo Largo iniciou nesta semana uma estratégia de multivacinação, que segue até o dia 1º de setembro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção da população contra doenças imunopreveníveis. Durante todo o período, pessoas de todas as idades poderão procurar a Unidade de Saúde de referência para verificar a carteira de vacinação e receber as doses indicadas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, reduzir internações e cuidar de toda a comunidade. Além de garantir a proteção individual, manter a imunização em dia contribui para impedir a circulação de vírus e bactérias, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos.
Entre as novidades desta edição está a aplicação do segundo reforço da vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite) para crianças elegíveis de 4 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias, desde que tenham recebido o primeiro reforço há pelo menos seis meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e reforça a proteção contra a poliomielite, doença erradicada no Brasil, mas que exige altas coberturas vacinais para evitar seu retorno. Pais e responsáveis devem levar a Carteira de Vacinação da criança até a Unidade de Saúde para que a equipe avalie a necessidade da aplicação da dose.
Como parte da estratégia, a Secretaria Municipal de Saúde também promoverá, no dia 22 de agosto, o Dia D de Vacinação. Na data, as 15 Unidades de Saúde da área urbana estarão abertas das 8h30 às 16h30 para atender toda a população. Também haverá vacinação contra a Influenza no ônibus Saúde em Movimento, que ficará estacionado na Praça do Museu, das 9h às 16h. Embora a vacina esteja disponível para todos, a SMS reforça a importância da imunização entre idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças, grupos que apresentam maior risco de desenvolver complicações causadas pela gripe.
Ao longo da campanha, estarão disponíveis vacinas para todas as fases da vida. Crianças podem receber imunizantes contra doenças como poliomielite, sarampo, meningites, coqueluche e hepatites. Adolescentes terão a oportunidade de atualizar a carteira vacinal, incluindo a proteção contra HPV, meningites, difteria e tétano. Adultos e idosos poderão completar ou reforçar seu esquema vacinal, conforme a idade e as condições de saúde, enquanto as gestantes terão acesso às vacinas recomendadas para proteger tanto a mãe quanto o bebê.

