Nasa lança missão Artemis II com destino à órbita da Lua

Nasa lança missão Artemis II com destino à órbita da Lua

A Nasa, a agência espacial norte-americana, lança nesta quarta-feira (1º) a missão Artemis II. Essa é a primeira missão espacial com astronautas com destino à Lua desde a Apollo 17, em 1972.

O lançamento está previsto para a partir das 19 horas 24 minutos, no horário de Brasília. A partir daí, fica aberta uma janela de duas horas para o lançamento da Artemis II, a primeira missão tripulada do programa.

O voo enviará quatro astronautas para percorrer o redor da Lua, pela primeira vez com humanos a bordo, para validar os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion.

A partir do sucesso, poderão ser planejadas futuras missões mais complexas para explorar a Lua e preparar o envio de astronautas para Marte.

A tripulação da espaçonave Orion é composta pelo canadense Jeremy Hansen e os norte-americanos Reid Wiseman, Christina Koch e o piloto Victor Glover. Koch e Glover são a primeira mulher e o primeiro homem negro em uma missão até a órbita da Lua.

A viagem da Orion deve durar 10 dias. Após entrarem na órbita terrestre alta, acima de 35 mil quilômetros de altitude, a espaçonave segue em direção à Lua na quinta-feira (2).

Até domingo (5), os astronautas farão testes e experimentos.

Na segunda-feira (6), eles farão um sobrevoo lunar, quando devem quebrar o recorde de maior distância da Terra já alcançada pelo ser humano, cerca de 400 mil km, mais que a Apollo 13 atingiu em 1970.

Durante a passagem pelo lado oculto da Lua, é esperada a perda temporária de comunicação com a Terra.

O fim da missão está previsto para a noite do dia 10 de abril, quando os quatro astronautas devem pousar no Oceano Pacífico, próximo da costa da Califórnia. A Nasa e o Departamento de Defesa norte-americano farão o resgate.

Mas, caso a decolagem não aconteça nesta quarta-feira, por problemas climáticos, por exemplo, a janela de lançamento continua aberta até o dia 6 de abril.

De qualquer forma, o pouso na Lua não será desta vez. A Nasa planeja que o ser humano volte a pisar na Lua na missão Artemis IV, em 2028.

Os preparativos para o lançamento da Missão Artemis II estão sendo transmitidos pelo canal da Nasa no youtube. Também é possível rastrear ao vivo, no site da Nasa, a localização exata dos astronautas, nos dez dias de missão.

 

Fonte: Rádio Agência