Tocantins confirma dois casos de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins confirmou dois casos positivos de sarampo na cidade de Campos Lindos, a cerca de 300 km da capital, Palmas. Uma das pacientes é uma criança de quatro anos, não vacinada, que realizou uma viagem à Bolívia, país que enfrenta um surto da doença. 

A outra paciente é uma profissional de saúde, de 29 anos, também não vacinada. Segundo a Secretaria, as duas apresentaram sintomas clássicos e estão em cuidados domiciliares. Os casos ainda estão em investigação e amostras laboratoriais foram encaminhadas a Fiocruz, no Rio de Janeiro, responsável pela análise e confirmação da doença no país. Não há prazo para divulgação dos resultados.
Nessa segunda-feira (21), uma equipe técnica do Ministério da Saúde foi enviada para Campos Lindos, para ajudar a monitorar os possíveis contatos desses casos e reforçar a vacinação na região. Até o momento, mais de 10 mil doses do imunizante foram enviadas ao Tocantins.
Segundo o Ministério da Saúde, devido à situação epidemiológica de sarampo em outros países podem ocorrer casos esporádicos no Brasil, que devem ser imediatamente investigados. Medidas de bloqueio também devem ser realizadas o mais rápido possível.
Neste ano, o país já registrou cinco casos esporádicos confirmados, sendo dois no Rio de Janeiro; um no Rio Grande do Sul; um em São Paulo; e um no Distrito Federal. Esses casos não alteram o status do Brasil como país livre da circulação do sarampo, certificado em novembro de 2024 pela Organização Mundial da Saúde.
A gente lembra que o sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa: a transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
A vacinação previne a doença. O imunizante está disponível gratuitamente nos postos de vacinação do SUS. O esquema completo de imunização inclui duas doses para quem tem até 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. As crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses.
O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Alguns dos sintomas são: febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
Fonte: Rádio Agência

