Conheça as medidas segurança em presídios anunciadas por Lewandowski
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fez, na tarde desta quinta-feira, um pronunciamento, em Brasília, para anunciar medidas para fortalecer a segurança em penitenciárias federais de segurança máxima. As ações foram motivadas pela recente fuga de dois detentos da unidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Entre as medidas anunciadas estão a modernização do sistema de videomonitoramento das unidades e a construção de muralhas em todos os presídios federais de segurança máxima, seguindo o exemplo da unidade do Distrito Federal.
Além disso, será aprimorado o controle de acesso com a implementação de um sistema de reconhecimento facial para todos os que ingressarem na unidade, incluindo presos, visitantes, administradores, advogados e autoridades. Também será ampliado o uso de sistemas de alarme e sensores de presença nas cinco unidades federais.
Segundo Lewandowski, algumas das medidas serão implementadas imediatamente, enquanto outras dependerão de processo licitatório.
O ministério também anunciou a requisição da nomeação de 80 policiais penais federais, já aprovados em concurso público e parte do contingente será descolado para Mossoró.
Com relação a fuga, Lewandowski afirmou que se trata de um episódio localizado e que se deveu, em grande parte, ao fato de que há uma reforma no presidio. Cerca de 300 agentes estão envolvidos na recaptura dos dois fugitivos.
Duas investigações estão em andamento: uma administrativa, para apurar as responsabilidades pela fuga, que pode resultar em processo administrativo; e uma pela Polícia Federal, para investigar possíveis responsabilidades criminais de indivíduos que possam ter facilitado a fuga.
Da Rede Nacional de Rádio

