Fies: inscrições para vagas remanescentes encerram dia 30 de novembro

Fies: inscrições para vagas remanescentes encerram dia 30 de novembro

O período de inscrição do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil que seria encerrado na última sexta-feira, agora segue até o dia 30 de novembro. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação. O endereço é acessounico.mec.gov.br.  

Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados em 4 de dezembro.  Entre os dias 5 e 7, os pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino para comprovar as informações.

Como são vagas remanescentes, quem for selecionado, poderá contratar o financiamento considerando o período inicial desde julho de 2023, inclusive o universitário que não estiver inadimplente com as mensalidades.

Para solicitar o financiamento, o estudante precisa estar com matrícula ativa e cursar regularmente o mesmo curso, no mesmo turno e localidade da instituição de ensino superior participante do Fies que está ofertando a vaga nesta edição. Outra exigência é possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos, estudantes sem diploma do ensino superior ou que nunca solicitaram o financiamento estão entre os grupos prioritários de classificação.

Os inscritos serão selecionados também de acordo com suas notas no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio em edições realizadas após 2010. Todos os pré-requisitos estão disponíveis no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Cerca de 60 mil vagas estão sendo ofertadas agora, com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021.

 

Fonte: Agência Nacional