Seis companhias aéreas cancelam voos que chegam ou partem da Venezuela

Seis companhias aéreas cancelam voos que chegam ou partem da Venezuela

Seis companhias aéreas cancelaram voos que chegam ou partem da Venezuela. A decisão ocorre depois de um alerta feito pelos Estados Unidos de “situação potencialmente perigosa” no espaço aéreo do país. As companhias que cancelaram voos para e da Venezuela foram: Avianca, Gol, TAP, Ibéria, Latam e Turkish Airlines. Na sexta-feira (21), os Estados Unidos fizeram um alerta à aviação civil sobre um aumento da atividade militar no espaço aéreo da Venezuela.

A partir de hoje (24), passa a valer nos Estados Unidos a designação de “organização terrorista” para o que o país chama de “Cartel de Los Soles”. Os Estados Unidos alegam, sem provas, que esse cartel seria liderado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e atuaria como um grupo narcotraficante. Por causa disso, Washington tem feito ataques contra barcos na costa da Venezuela e em águas caribenhas.

Líbano

No Líbano, milhares de pessoas compareceram ao funeral de integrantes do grupo Hezbollah mortos em um ataque israelense neste domingo (23). Entre as vítimas, estava o líder do grupo, Haytham Ali Tabatabai. O Ministério da Saúde do Líbano disse que cinco pessoas morreram no ataque e que outras 28 ficaram feridas. O presidente libanês, Joseph Aoun, pediu à comunidade internacional que intervenha para deter os ataques israelenses.

Nigéria

Papa Leão XIV fez um apelo pela libertação imediata das 315 crianças e funcionários sequestrados em uma escola católica na Nigéria, na semana passada. A Nigéria enfrenta uma onda de ataques de grupos armados islâmicos. O governo do Estado do Níger, onde ocorreu o sequestro, disse que a escola, que é também internato, ignorou uma instrução para permanecer fechada, já que havia informações sobre ataques.

Etiópia

Na Etiópia, um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 12 mil anos. O Hayli Gubbi fica na região de Afar, no sul do país. As cinzas cobriram aldeias próximas e parte do Mar Vermelho.

*Fonte: Rádio Agência > Com informações da agência Reuters