Governo anuncia R$ 1,6 bi para audiovisual e regulamenta cota de tela

Governo anuncia R$ 1,6 bi para audiovisual e regulamenta cota de tela

O setor audiovisual brasileiro vai contar com investimentos de 1 bilhão e 600 milhões de reais do Governo Federal. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (19) durante a cerimônia de comemoração do Dia Nacional do Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro.

De acordo com o governo, os recursos serão destinados à produção de filmes e séries nacionais para fortalecer o setor no mercado, dentro e fora do país. Uma das ações previstas, no âmbito do Fundo Setorial do Audiovisual, é a ampliação e modernização dos Estúdios Rio. A expectativa é gerar 7.800 empregos diretos e indiretos, além de consolidar o Brasil como pólo de talento e criatividade.

Durante o evento, o presidente Lula também assinou o decreto que regulamenta a chamada ‘cota de tela’, sancionada em janeiro deste ano. A lei recria a cota obrigatória de exibição comercial de filmes de longa-metragem brasileiros até o fim de 2033, para promover a valorização do cinema nacional.

O BNDES também anunciou a retomada do apoio do Banco à indústria audiovisual, com o lançamento de uma nova linha de crédito, elaborada em conjunto com o Ministério da Cultura e a Agência Nacional do Cinema. O orçamento inicial é de 400 milhões de reais.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Márcia Dias.