Lula participa de Cúpula da Celac, nesta segunda, na Argentina

Após três anos fora do grupo, o Brasil volta a fazer parte do bloco composto por 32 países, a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A participação do presidente Lula, na 7ª Cúpula da Celac, está prevista, nesta segunda (23), em Buenos Aires, Argentina.

Essa agenda internacional foi detalhada pelo Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo ele, a viagem marca a volta do Brasil ao cenário internacional e a escolha pela Argentina como primeiro destino mostra a “dimensão claramente política” da agenda.

O coordenador-geral da Organização dos Estados da América, no Itamaraty, embaixador Christian Vargas, destacou que o Brasil ficou fora da comunidade, nos últimos três anos, período de importantes acordos.

Uma declaração conjunta deve ser assinada entres os membros da cúpula além de 12 cartas temáticas.

Após a participação no evento, e ainda em Buenos Aires, Lula vai ter encontros bilaterais: entre eles estão previstos com representantes da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; com presidentes da Venezuela e Cuba, além do presidente argentino, Alberto Fernandez, com quem vai assinar um acordo de cooperação, relacionado ao Programa Antártico Brasileiro.

Na quarta-feira, Lula segue para Montevideu, capital do Uruguai, outro país que faz fronteira com o Brasil. O Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, explicou que apesar de o Brasil ter uma ligação direta com o Mercosul, é importante o país manter relação bilateral com Uruguai, para além do bloco econômico.

Após a passagem pelo Uruguai, Lula deve retornar ao Brasil ainda na quarta-feira, à noite.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.