Pix bate recorde com 73 milhões de transações em um único dia

O recorde de transferências via Pix nas vésperas do Dia das Mães reforçou a consolidação desse meio de pagamento entre os brasileiros. Foram mais de 73 milhões de transações em um único dia, 10 milhões a mais que no recorde anterior.

Inaugurado em novembro de 2020, o Pix alcançou o primeiro bilhão de transações em um único mês em setembro do ano passado. Após seis meses, o número de transações cresceu cerca de 60%. Isso após uma queda no volume e quantidade desse tipo de transação entre janeiro e fevereiro deste ano.

Romildo Brito é ambulante há 10 anos no Distrito Federal e conta que, no início, desconfiou do Pix, até que os colegas o incentivaram a usar a nova ferramenta. 

Apesar do crescimento, o diretor adjunto de serviços da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, Walter Faria, avalia que ainda há espaço para crescer mais. O representante do sistema financeiro ressalta, por outro lado, que o número de transações é alto entre pessoas físicas, mas não tem a mesma intensidade nas vendas entre pessoa física e empresa, devido ao uso do cartão de crédito.

Segundo dados do Banco Central, o Pix entre pessoas físicas representou 72% do total das transferências em março, enquanto o Pix de pessoa para empresa foi 18% do total. Já as transferências entre empresas representou apenas 3% do total das transações.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *