Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

O Brasil já tem cinco casos confirmados da nova variante Ômicron e oito casos suspeitos em todo o território nacional. No mundo, já são pelo menos 348 casos confirmados.

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Dos homens contaminados, apenas um estava com esquema vacinal completo, com o imunizante da Pfizer. A mulher não tomou nenhuma vacina.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que participou da reunião da sala de situação que monitora o avanço da variante da Covid-19 no Brasil.

O que se sabe até agora sobre a Ômicron é que a taxa de transmissibilidade dela é maior em comparação com as outras já identificadas, porém ainda existem incertezas.

Por causa disso, o ministro Queiroga diz que não há que se falar em lockdown. O ministro da Saúde reiterou que completar o ciclo vacinal evita a forma grave da doença e reduz o número de óbitos.

Nesta quinta-feira, o Brasil chegou a marca de 90% do público-alvo vacinado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Pelo menos, 159 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença e 79% completaram o esquema com as duas doses ou dose única. 

Fonte: Rádio Agência Nacional