Anvisa autoriza importação da Sputnik V para mais sete estados

A Anvisa autorizou a importação da Sputnik V por sete estados: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. É uma autorização excepcional, ou seja, com condições controladas. Um exemplo: ela deve ser aplicada apenas em adultos saudáveis. Além disso, todos os lotes importados só poderão ser usados depois da liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

A Anvisa também quer receber relatórios periódicos de avaliação benefício-risco e poderá, a qualquer momento, suspender a importação, a distribuição e o uso dessas vacinas importadas. São 592 mil doses. A quantidade para cada um desses estados foi calculada com base em 1% da população. Por exemplo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso vão receber a 71 mil doses cada. Rondônia: 36 mil, Amapá: 17 mil, Paraíba: 81 mil, Goiás: 142 mil e Pará: 174 mil. 

No início do mês, a Anvisa já havia aprovado a importação da Sputnik V por outros seis estados. Nesse caso a autorização foi para importação de 928 mil doses e também com as mesmas condições da autorização desta terça-feira.

Fonte: Rádio Agência Nacional